Terra de Areia recebe ambulância do programa Salvar/Samu


Terra de Areia recebe ambulância do programa Salvar/Samu

Rio Grande foi contemplado, terça-feira, com duas ambulâncias do Programa Salvar/Samu, entregues pelo governo do Estado. O prefeito Janir Branco recebeu os veículos na solenidade liderada pela governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini, durante o lançamento da ampliação da rede de atendimento do Programa Salvar/Samu. Na ocasião foram entregues 32 novas ambulâncias a municípios das regiões das Missões, Litoral Sul e Norte.

Também foram assinados pela governadora, durante a cerimônia, contratos de prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de 18 municípios, além de escrituras de doação de 30 imóveis a prefeituras gaúchas. Yeda Crusius anunciou ainda o aumento de 25% na remuneração dos visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Salvar/Samu

O programa Salvar/Samu, realizado em parceria entre a União (50%), Estado (25%) e municípios (25%), que dividem o custeio do serviço, é o atendimento móvel criado para atender urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, através do telefone 192. O serviço já funciona na Região Metropolitana, onde estão instaladas 16 bases com cerca de 60 ambulâncias que atendem a população de 30 municípios.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, anunciou que haverá repasse de recursos extras aos hospitais que receberem pacientes encaminhados pelo Salvar/Samu e que, no total, o serviço já cobre 86% do Estado. "Nossa meta é atingir 100% de cobertura ainda em 2008", destacou Terra.

Os municípios do Rio Grande, Tramandaí, Torres, Santa Rosa, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Vacaria foram contemplados com duas ambulâncias cada. Recebem uma ambulância os municípios de Osório, Capão da Canoa, Terra de Areia, Balneário Pinhal, Tavares, Giruá, Cândido Godói, Três Passos, Tuparendi, Horizontina, Santo Cristo, Panambi, Três de Maio, Cruz Alta, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul.

PIM

Os cerca de 1.500 visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde, terão um aumento de 25% em seus salários, "garantindo uma remuneração pelo menos equivalente ao salário mínimo regional", conforme enfatizou a governadora. Os agentes do programa, que é um dos prioritários do governo estadual, passarão dos atuais R$ 400 para uma remuneração de R$ 500.
O PIM tem como foco o estímulo ao desenvolvimento integral da criança do zero aos seis anos de idade, estando presente em 218 municípios gaúchos. O trabalho é desenvolvido por visitadores que atendem a mais de 56 mil crianças, beneficiando cerca de 38 mil famílias. O programa também dá atendimento a cerca de 5 mil gestantes no Rio Grande do Sul.

Fonte http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=51976

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