BLOCO DE GELO DO TAMANHO DO RJ SE FRAGMENTA NA ANTÁRTICA


BLOCO DE GELO DO TAMANHO DO RJ SE FRAGMENTA NA ANTÁRTICA

LONDRES, 26 MAR (ANSA) - Um gigantesco bloco de gelo do tamanho da cidade do Rio de Janeiro se desintegrou, após se desprender da maior camada de gelo da Antártica. O colapso, segundo cientistas do British Antarctic Survey (BAS), acentua as evidências do rápido aquecimento global e do risco ao qual a Antártica está submetida.
Imagens de satélite do Centro de Informação Nacional de Neve dos Estados Unidos mostraram que o bloco de gelo Wilkins, apontado como um iceberg de 410 por 24 quilômetros, havia se desprendido da massa continental antártica. Agora, a camada de gelo navega a 1.600 quilômetros da costa sul-americana com somente 6 quilômetros de extensão.
Segundo os cientistas, o colapso da camada de gelo já havia sido anunciado, mas está ocorrendo mais rápido do que se pensava. Os especialistas acreditam que a razão é o aquecimento da atmosfera terrestre, que acontece mais rápido na península antártica do que no restante do planeta.
"Não esperávamos que acontecesse tão depressa. A camada de gelo agora pende por um fio", disse o professor David Vaughan, da BAS, que teme pela debilitação das camadas de gelo como um todo na Antártica.
"O aquecimento do planeta elevou o limite da viabilidade para as camadas de gelo cada vez mais ao sul. O desprendimento da Wilkins não terá nenhum efeito sobre os níveis dos mares, já que está flutuando, mas é outro indício do impacto que as mudanças climáticas estão causando", disse. (ANSA)

Fonte http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/natureza/20080326093334621886.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.