Saiba quem é o líder evangélico Marcos Pereira da Silva e como ele virou o guia espiritual dos bandidos mais afamados do Rio



RIO - Aconteceu numa noite de quarta-feira, dia 23 de janeiro, numa das favelas mais violentas do Rio. Na pracinha da comunidade, crianças, casais e traficantes armados dividem o mesmo carrinho de churrasco. O dono da boca-de-fumo, paramentado com um fuzil ornado com detalhes em prata, recebe cheio de honra a comitiva do pastor Marcos Pereira da Silva, fundador da Assembléia de Deus dos Últimos Dias.

O bandido de 29 anos e olhos assustados, que exibe com orgulho um pesado cordão de ouro com um pingente onde se lê "Jesus", dá as boas-vindas ao "homem de Deus". O pastor não perde a deixa. Diz ao seu anfitrião, em tom de brincadeira e intimidade, que o nome sagrado não combina com armas nem com os cinco anelões espalhafatosos que decoram a mão direita do chefe do morro.

Conversa vai, conversa vem, o traficante revela que seus soldados haviam capturado um suspeito de estupro na favela. O pastor, então, começa a sua ladainha. Sempre em nome de Jesus. Em pouco tempo, ele consegue convencer o chefe a entregar o refém, então condenado à morte pelas leis do tráfico. Meia hora depois, um carro vinho estaciona, alguns garotos abrem o porta-malas e arrancam de lá um rapaz com a cabeça coberta de sangue.

O pastor enfia o suposto estuprador no seu carro e convoca toda a bandidagem para uma oração. Sem depor o armamento de guerra, a rapaziada faz uma roda e, de mãos dadas com o exército de evangélicos, grita um convincente "Glória a Deus!".

- Para mim, não importa a facção. Todos os traficantes do Rio me respeitam. Eu não defendo o Evangelho, eu defendo o ser humano. Aos poucos, estou conseguindo acabar com a pena de morte nas favelas - orgulha-se o pastor Marcos, como é chamado. - Já tirei muita gente da morte e também já recuperei muito bandido. Há quase 20 anos visito presídios, vou a bocas-de-fumo e levo a "Palavra" para esses meninos. Quando resgato um condenado pelas leis do tráfico, eu o levo para a minha igreja.

Engolindo todos os plurais, evocando passagens bíblicas para justificar cada ato e esbanjando bom humor, o polêmico pastor Marcos virou o guia espiritual dos bandidos mais afamados do estado. Marcinho VP, preso em Catanduva, no Paraná, é uma de suas ovelhas. Segundo a irmã dele, Silvana dos Santos Silva, que largou o crime para engrossar as fileiras da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, Marcinho abaixa a cabeça para ouvir sermões do líder e leu a Bíblia duas vezes. O traficante Uê morreu convertido pelo pastor, em 2001, em Bangu I. Outro que se diz "resgatado" é Washington Rimas, o Feijão de Acari, preso em 2006, na Bahia. A primeira visita que recebeu na cadeia foi do pastor. Quando deixou a prisão, começou a arquitetar a retomada do seu posto, mas recebeu uma nova visita do evangélico e desistiu. Passou três meses sob o teto da igreja e hoje trabalha no Afroreggae. Entre outras coisas, dá palestras para crianças de favelas contando as agruras da vida do crime.

- Conheci o pastor Marcos em 2000. Ele aparecia de madrugada na boca para evangelizar. Eu botava o fuzil nas costas e corria. Quando saí da cadeia, ele me chamou para morar na casa dele. Lá conheci o Júnior, coordenador do Afroreggae - conta. - A aproximação dele é com respeito e sinceridade. Nunca pede e nem aceita um tostão de traficantes.

O pastor conta que sustenta a sua igreja com dízimos e CDs. Juntos, os três cantores da congregação já venderam cerca de 500 mil cópias. Respeitado e temido pelos chefes - e ex-chefes - das favelas do Rio, o pastor de ovelhas negras é visto com desconfiança pela polícia, que há tempos investiga a sua suposta conivência com o crime organizado. Segundo ele, é comum aparecer na igreja um agente do Bope disfarçado de evangélico. O pastor é citado num dossiê da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o movimento de dinheiro da principal facção criminosa do Rio.

Em meados da década de 90, ele ficou na mira da polícia por quase dois anos. A então inspetora e hoje deputada federal Marina Maggessi (PPS-RJ) é quem conta essa história. Segundo ela, a polícia estava na cola de Marcinho VP. Como o pastor já era próximo do traficante e tinha arrebanhado a sua irmã, foi pedida uma ampla investigação, com direito a escuta telefônica e detetives seguindo fiéis da igreja.

De acordo com Marina, nada ficou comprovado. Em 2004, ela assumiu a Polinter, desativada em 2006, onde 1.800 presos ocupavam um espaço para 400 pessoas. No primeiro dia, a nova diretora resolveu reunir os presos e ouvir suas reivindicações. Eles pediram três coisas: água limpa para beber, ventiladores e a presença semanal do pastor Marcos.

- Foi inédito: presos das diferentes facções sentaram-se juntos no pátio da cadeia e choraram copiosamente no primeiro culto. Passei a permitir a entrada do pastor toda semana. Consegui segurar a Polinter sem rebeliões por um ano e dois meses graças a ele - reconhece Marina. - Foi a única opção que vi nos presídios nos meus 18 anos de polícia.

A maior façanha do pastor aconteceu em 31 de maio de 2004. Naquele dia, ele saiu de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde nasceu e mantém o seu QG, de helicóptero. O então secretário de Segurança Anthony Garotinho - também evangélico - mandou buscá-lo para intermediar uma das maiores rebeliões já vividas no estado.

A Casa de Custódia de Benfica estava nas mãos dos presos havia três dias, e 34 pessoas estavam mortas. Segundo o coronel Roberto Penteado, comandante do policiamento da Baixada Fluminense desde então, a situação se encaminhava para a invasão do Bope. Ele reconhece que "a contribuição do pastor ajudou a resolver a crise". O evangélico entrou na Casa de Custódia por volta das 17h. Antes das 22h, os presos se renderam.

O pastor não se cansa de falar do seu dia de glória:

- Quando chegamos, várias pessoas estavam amarradas em botijões de gás ou com facas no pescoço. Já fui gritando: "Vamos acabar com essa palhaçada. Vocês não querem morrer, então também não vão matar mais ninguém." Quando conseguimos recolher as armas, botei todo mundo sentado no pátio para louvar a Deus.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/02/14/saiba_quem_o_lider_evangelico_marcos_pereira_da_silva_como_ele_virou_guia_espiritual_dos_bandidos_mais_afamados_do_rio-425656368.asp

10 comentários:

  1. edmilson silva batista6 de abril de 2010 às 19:25

    pastor marcos vc ta de parabéns resgatando vidas esses jovens nas drogas e no crak

    ResponderExcluir
  2. grassas adeus o altissimo que temos nos dias de hoje homens que nem os apostolos e profetas vivos em carne e ossos porem santificado como onosso querido irmao pastor marcos a obra de deus esta de parabens apalavra de deus e fiel e verdadeira amem

    ResponderExcluir
  3. Esse é um homem de Deus.Tenho lido algumas de suas Histórias e isso me deixa cada vez mais feliz,pro sabar que Deus,usa pessoas como essa.
    Parabéns pelo seu trabalho..... Que Deus, continue te abençoando nesta jornada.....Feliz do homem que teme ao Senhor....Adailton Maia.

    ResponderExcluir
  4. Thiago Almeida Santos27 de maio de 2010 às 20:05

    Muito bom pastor Marcos, continue assim, e que Deus te proteja e abençoe cada dia mais o seu trbalho juntamente com sua equipe maravilhosa, sou da igreja Pentecostal Deus é amor, e confesso que em minhas orações sempre estou lembrando de vocês. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  5. Pastor Marcos Pereira,venhor te parabenlizar, pelo o extraordinário trabalho, que o nosso senhor Jesus Cristo colou em suas mãos; que Deus te abençõe muito,juntamente com sua equipe.
    A Paz DO SENHOR....
    Sou da igreja do Ministerio da Fé:
    Do Pastor Fad Farad...........
    BSB 29 de Maio de 2010.


    Luiz Paulo

    ResponderExcluir
  6. (ANÔNIMO) A PAZ DE SONHOR SOU DA IGREIJA DO EVANGELICO QUADRANGULAR PASTOR CARLOS SHELIPLANTE É DE DEUS ESSE HOMEM É ABENÇOADO MEU NOME É ANA ALICE A DETERMINAÇÃO QUE DEUS DA ESSE HOMEM É TREMENDO QUE ELE A BAIXO DE DEUS VEM RESGATAR VIDAS PELA GRÓRIA DO DEUS VIVO AMÉM!

    ResponderExcluir
  7. LILIAN- NOVA FRIBURGO-IGREJA METODISTA CENTRAL

    PASTOR MARCOS PEREIRA,O TRABALHO QUE O SENHOR TEM FEITO EM NOME JESUS E EXTRAORDINARIAMENTE
    FANTÁSTICO,TENHO PAIXÃO PELA OBRA DE DEUS,E UM CHAMADO MISSIONÁRIO, POR RESGATE DE VIDAS,NÃO A VIDA PERDIDA, E SIM VIDAS QUE NÃO OBTIVERAM UM ENCONTRO COM O TODO -PODEROSO,TENHO 32 ANOS,E DESDE A INFÂNCIA DEUS ME COLOCOU EM DIVERSOS LUGARES,PARA QUE EU ESTIVESSE SENDO PREPARADA PARA OBRA (CADEIAS,ORFANATOS),SINTO UM FOGO CONSUMIDOR PELO SEU TRABALHO,MEU ESPOSO E EU TEMOS UM PROGRAMA EVANGÉLICO, NA TV ZOOM,CANAL FECHADO EM NOVA FRIBURGO,ESPERO UM DIA TER A HONRA DE CONHECE~LO PESSOALMENTE E PODER AJUDAR DE ALGUMA FORMA ESSE TRABALHO BRILHANTE,QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONTIGO,AMÉM.

    ResponderExcluir
  8. pastor sou um adimirador do seu trabalho ,vai nessa tua força homen de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Pastor o senhor é bença de Deus,pra resgatar vidas,venha na minha cidade Recife pra visitar os presidios do estado,e salvar pessoas pra honra e gloria do senhor..

    ResponderExcluir
  10. gosto muito do seu trabalho,,e que DEUS O ABENÇOE AINDA MAIS,,,POIS PARA HONRA E GLORIA DE DEUS,,PODEMOS TE CHAMAR DE HOMEM DE DEUS,,POIS NIMGUEM FAZ ISSO SE NÃO FOR DE DEUS,,AMEM,,GLORIA DEUS,,ORE POR MIM,,ATE

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.