Contabilidade - AUDITORIA E GESTÃO

http://jairlima.blogspot.com

AUDITORIA E GESTÃO

A auditoria, tanto a externa (também chamada independente), quanto interna, tem muito a colaborar na gestão de entidades, já que a complexidade operacional e demandas por controles do patrimônio exigem acompanhamento efetivo por parte dos gestores, acionistas, controladores ou fornecedores de capital.

Por exemplo, na aquisição de uma empresa já estabelecida, o adquirente que assume a responsabilidade de um empreendimento precisa conhecer como estão os registros contábeis, qual a situação patrimonial da empresa adquirida, enfim, conhecer aquilo que se assumirá. É imprescindível conhecer todas as contas do ativo e do passivo, direitos e obrigações, a curto e longo prazos e tudo mais, antes de tomar a decisão de adquirir um negócio já estabelecido.

Além da auditoria interna regular - ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas, um gestor pode servir-se de auditorias externas independentes. Estas, seja por exigência de órgãos reguladores, dos órgãos societários ou para atender a exigências legais, suprirão os administradores e acionistas com uma opinião abalizada sobre as demonstrações contábeis, de modo que essas passem a merecer a credibilidade necessária por parte dos usuários das informações econômico-financeiras auditadas.

A existência de auditorias regulares permite minimizar a possibilidade de fraudes. Uma boa auditoria revela, nos relatórios, falhas de controles que deverão ser supridas, permitindo aos gestores ações práticas em prol da defesa do patrimônio.

Um bom gestor sempre valorizará as atividades de auditoria, sejam internas ou externas. Afinal, "quem não deve não teme", e a transparência é a marca de um bom administrador.

Agindo desta forma, os administradores que prestaram contas de maneira aberta se cercaram de cuidados com relação ao ambiente de controles internos da empresa. Esses gestores melhoraram seus sistemas de contabilidade e controles, criando condições para que a contabilidade produzisse demonstrações contábeis confiáveis e que representassem a posição patrimonial e financeira da sociedade, bem como o resultado de suas operações no exercício em avaliação.

A tendência é que a auditoria seja uma ferramenta cada vez mais presente nas organizações, e quem desprezá-la levantará suspeitas sobre si - afinal, por que não utilizar-se de uma ferramenta que comprovadamente traz benefícios aos controles de qualquer entidade?

Fonte http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.