Igreja comemora 50 anos de ordenação feminina

http://jairlima.blogspot.com

Igreja comemora 50 anos de ordenação feminina

A Igreja Luterana da Suécia comemorou, com culto festivo no domingo, na catedral de Uppsala, a decisão tomada há 50 anos de ordenar mulheres ao sacerdócio. O evento marcou também a abertura de da assembléia geral da igreja.

“Com o jubileu queremos celebrar o fato de a Igreja da Suécia ser uma igreja da igualdade, e que podemos aprofundar essa convicção juntos no futuro”, declarou para a Ecumenical News International (ENI) o pastor Boel Hössjer Sundman, coordenador das comemorações.

As primeiras três mulheres pastoras – Elisabeth Djurle, Ingrid Persson e Margit Sahlin - foram ordenadas em 10 de abril de 1960. Hoje, dos 4.386 clérigos da Igreja sueca 1.915 são mulheres.

Mesmo que o processo de ordenação ao sacerdócio tenha começado há 50 anos na Suécia, onde a igreja é oficial do Estado, pastoras encararam discriminação e oposição nesse percurso, mas encontraram apoio e suporte de bispos e de colegas. “Elas tiveram que enfrentar intimidações e assédios, mas também encorajamento e apreciação” no seu trabalho, diz documento da igreja sueca sobre o jubileu.

Fonte http://www.gospelmais.com.br/noticias/5594/igreja-comemora-50-anos-de-ordenacao-feminina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.