PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL


PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL

A globalização chegou às normas contábeis. A exigência dos mercados de capitais, com suas complexas operações, é de um padrão contábil mundial e de informações objetivas e harmônicas - um grande desafio para a Ciência Contábil, haja visto a multiplicidade de procedimentos que cada país estipulava para as entidades internas. No Brasil, a tendência é irreversível - e a Lei 11.638/2007, que alterou vários procedimentos contábeis, com vigência a partir de 01.01.2008, é prova disto.

A União Européia aprovou o regulamento que estabelece a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (NICS) para os países-membros. Com isto, tais normas contábeis, que traduzem uma perspectiva global e procuram harmonizar diferentes normas regionais, convertem-se em autênticas propulsoras de negócios, facilitando a análise dos usuários dos demonstrativos contábeis.

O aumento da transparência dos balanços é o principal benefício destas normas, deixando também comparáveis um grande número de demonstrações financeiras de diferentes regiões do globo.

Os Estados Unidos já aderiram às normas e o Brasil o fará a partir de 2009, segundo determinação recente da CVM (Instrução CVM 457/2007).

As NICS, como são chamadas, normatizam diferentes procedimentos contábeis, como tratamento de passivos contingentes, ativos em construção, demonstração de fluxo de caixa (agora obrigatório), notas explicativas, eventos futuros, benefícios a empregados, etc.

A perspectiva da confluência das normas internacionais é importante, na medida que facilitam a interpretação dos balanços de diferentes companhias ao redor do mundo, facilitam o trabalho dos contadores pela aplicação universal e conferem uma maior rigidez a diferentes situações - onde cada país normatizava segundo normas próprias.

Aos contabilistas, resta o desafio de se atualizarem e aprenderem a lidar com os novos conceitos, como "informação financeira por segmentos" (NIC 14) e "fatos contábeis extraordinários" (NIC 8). Somos uma classe movida por desafios, saberemos dar uma adequada resposta aos nossos múltiplos usuários - ainda mais que nosso país é o campeão mundial de mudanças tributárias e legais!

Fonte http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/padraointernacional.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.