Google quer usar "espaço ocioso" das TVs para internet sem fio


Google quer usar "espaço ocioso" das TVs para internet sem fio
Publicidade
da Folha Online

O Google pretende empregar freqüências de TV dos Estados Unidos para fornecer acesso à internet sem fio em alta velocidade. Segundo a companhia, trata-se de "espaço ocioso". A empresa enviou uma carta aberta à agência reguladora do país na segunda-feira (24) informando que as freqüências representam uma "oportunidade única".

Na carta enviada ao FCC (Federal Communications Commission), a companhia de internet pede que o governo abra os espaços em branco como forma de difundir o acesso à internet por uma maior área.

"Diferentemente de outros recursos naturais, não há benefício em manter estes espaços sem utilização", afirma a- mensagem do Google.

No passado, as emissoras de TV já se colocaram contra à utilização das freqüências ociosas. O argumento era de que isto poderia causar interferências nos sinais das transmissões.

Porém, na carta, o Google afirma que pretende adotar uma série de tecnologias para prevenir que os sinais interfiram entre si.

Rick Whitt, do conselho de mídia e telecomunicações do Google em Washington, afirmou que o tipo de conexão sem fio proposto pode oferecer transmissões com velocidade de bilhões de bits por segundo --mais velozes do que os milhões de bits por segundo disponíveis na maioria das conexões em alta velocidade atuais.

As freqüências ociosas nos EUA devem se tornar disponíveis a partir de fevereiro de 2009, quando as transmissões de TV serão alteradas dos sinais analógicos para sinais digitais. Segundo Whitt, a expectativa é que o Google possa fornecer conexão sem fio por estas freqüências até o fim do ano que vem.

A empresa também vê as freqüências ociosas de TV como um local natural para operar seus novos celulares e serviços sem fio baseados na plataforma Android. A maior parte das fabricantes planejam usar a tecnologia do Google para projetar telefones com acesso à internet.

Fonte http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u385484.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.